O Projeto Matemática
no Recreio foi idealizado pensando em amenizar a problemática em que o ensino
de matemática é temido pela maioria dos nossos alunos e muitas vezes esse temor
é ocasionado pela maneira como é ensinada. De maneira geral, em nossas escolas
nos deparamos com o ensino tradicional da matemática, onde o professor escreve
no quadro os conteúdos que julga importante para cada série de ensino, mas não
contextualiza esses conteúdos, fazendo com que os educandos fiquem cada vez
mais desmotivados em aprender. O ensino de matemática deve ser direcionado às
situações concretas vivenciadas pelos alunos e voltado ao desenvolvimento de
competências e habilidades, através do aprimoramento do raciocínio lógico. O
Projeto está sendo desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de
Educação de Aracati e apresenta uma metodologia de trabalho voltado à
utilização de jogos matemáticos nos intervalos das aulas, proporcionando aos
professores e alunos um ambiente prazeroso de aprendizagem, fazendo-os perceber
que a matemática é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e na
resolução de problemas. A Matemática no Recreio acontece em duas etapas bens
distintas, sendo que a primeira voltada para a formação dos professores de
matemática do ensino fundamental II, esta voltada para a confecção dos jogos e
como eles podem ser aplicados nos intervalos ou mesmo em sala de aula. A
segunda etapa é direcionada para a exposição e aplicação nos intervalos dos
jogos confeccionados nas oficinas já citadas. Esses jogos estão sendo
trabalhados com os alunos nos intervalos das aulas, oportunizando aos educandos
um momento de interação e ludicidade tendo como prioridade seu desenvolvimento intelectual,
psicomotor e lógico proporcionados pela disciplina de matemática.
Parabenizo a iniciativa mas deixo aqui uma ideia a mais para vocês meus amigos: porque não implantarmos um projeto similar ao Projeto School in the Cloud (Escola na Nuvem, em livre tradução), de Sugatra Mitra,professor de tecnologia educacional na Escola de Educação, Comunicação e Ciências da Linguagem da Universidade de Newcastle, no Reino Unido onde se pretende espalhar ambientes de aprendizagem auto-organizáveis pelo mundo nas quais as crianças se engajem ativamente na busca de respostas a grandes perguntas, para desafiar e estimular os estudantes a explorar as suas próprias capacidades e a aprender uns com os outros.Assim tentaríamos organizar em espaços adequados um laboratório de matemática ou Ambientes de Aprendizagem lógicos Auto-organizáveis.Que tal começarmos pela e.e.f Antônio Monteiro?ris...um abraço
ResponderExcluirÉ uma boa sugestão, pois, temos que divulgar nossas ações e uma alternativa de interação com o mundo virtual.
ResponderExcluirO projeto matemática no recreio está sendo bem aceito pelos professores e alunos das escolas que visitamos, superou nossas expectativas e estamos pesquisando novos jogos e com isso pretendemos motivar nossos educadores e coordenadores das escolas municipais criarem os seus jogos matemáticos.